segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Programa CULTURANDO

Atualmente há um descompasso considerável entre a temática Ensino e o aprendizado. O que é o Ensino? O que é o aprendizado? 

Filosoficamente, é importante compreender que a humanidade como um todo está em constante processo de evolução, que se traduz em conquistas da compreensão, transformação e uso da natureza que o envolve. Por outro lado, o ser humano nasce intelectualmente primitivo e a responsabilidade de educá-lo quanto às reais conquistas e o estado da arte, em geral, cabe aos que já estão inseridos nesse contexto.

Como atualizar esse ser a respeito das enormes conquistas da humanidade para que o conhecimento adquirido não sofra solução de continuidade? 
O que se tem apresentado atualmente e constatado pelos exames ou demais aferições de ingresso na Universidade, é um significativo despreparo do jovem em entender um texto e de se expressar corretamente. E qual uma provável causa deste problema? A perda do hábito da leitura dos jovens e da prática salutar de qualquer tipo de arte, têm se mostrado como alguns destes fatores.

A inserção massiva do jovem na sofisticada “tecnologia do enter” e a solução instantânea do problema, convida-o e o condiciona a não se preocupar com a origem do conhecimento, tornando-o refém do “tudo pronto”, ao mesmo tempo em que reduz sua oportunidade de aprender e ampliar seu conhecimento de mundo.

Tragtenberg (2001) observa que se as profissões diferenciam o homem, cabe à arte uní-lo em torno de ideais comuns. Isso ela pode fazê-lo, pois sua linguagem é universal e a condição humana idêntica em toda a face da terra.

Especificamente para o campus Sete Lagoas, as atividades de implantação do Programa Culturando vêm ao encontro dos objetivos, explicitados no plano pedagógico do curso e no regimento do Departamento de Ciências Agrárias – DCIAG. O Programa contempla a integração do campus Sete Lagoas com comunidades carentes no entorno, destacando o Bairro Itapoã e adjacências e, na esteira de atividades, ações que já são desenvolvidas por outros programas do campus com envolvimento de alunos dos vários cursos.

Em termos de perspectivas acadêmicas, os alunos dos cursos de Biossistemas, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e demais cursos em implantação terão oportunidades concretas de interagir in loco com as atividades propostas, bem como adquirir o hábito da leitura e deixar fluir talentos que até então não puderam externar. Na comunidade a interação se processará da mesma forma, esperando conduzir o jovem à universidade com uma formação crítica e um real envolvimento artístico e cultural.
              
Dos nossos objetivos

Disseminar o conhecimento, despertar o interesse, promover a universalização da cultura, facilitar o acesso a importantes obras, estimular e aperfeiçoar a escrita e a oratória, resgatar e oportunizar o hábito da leitura e a expressão da arte, criar um ambiente acadêmico culturalmente diverso, tranqüilo e agradável econsolidar a interação Universidade-comunidade.


Referêncial Teórico

Tragtenberg, M. 2001 – In Memorian. A importância da literatura para o homem de cultura universitária, qualquer que seja sua especialização. Revista Espaço Acadêmico – Ano I – Nº 07 – DEZ/2001- Mensal – ISSN 1519-6186.



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