segunda-feira, 13 de abril de 2015

A Primeira Fotografia



Foi apenas com a virada do século que a fotografia começou a ganhar espaço em museus e galerias na América. De toda forma, recebendo pouco reconhecimento. Se a fotografia pode ser tirada de várias maneiras, sob diferentes ângulos, o que a torna de excelência ou comum?


Hoje em dia, nada é tão raro quanto a espontaneidade. A arte genuína e não planejada que se mostra ausente até mesmo nas casualidades mais cotidianas. 

Joseph Nicéphore Niépce é conhecido por ter tirado a primeira fotografia, a partir de uma câmera, ou aquela que relata-se ter sido a primeira a sobreviver ao tempo (1826). Tal fotografia registra a vista de uma das janelas de sua propriedade, Le Gras, na França. 
O termo "heliógrafo" foi usado por Joseph Nicéphore Niépce para identificar o processo pelo qual alcançou suas primeiras imagens fotográficas.

 Figura 1: A Primeira Fotografia; vista da janela em Le Gras.

A oportunidade de ver o heliógrafo é tão singular quanto o próprio objeto. Cada fotografia era original e única, uma vez que o processo utilizado para tirar a fotografia não previa um negativo transparente ou várias impressões em papel, como feito hoje em dia.

Atualmente, a fotografia compõe o acervo histórico do Museu Harry Ransom Center, localizado na Universidade do Texas (Austin). As condições de umidade e temperatura controladas do ambiente em que está mantida para exibição são imprescindíveis para que seja assegurada sua preservação.
 
 Figura 2: Exibição da Primeira Fotografia, no Museu Harry Ransom Center.


Para mais informações, detalhes e curiosidades a respeito da Primeira Fotografia, acesse o site da Universidade do Texas através link abaixo:
http://www.hrc.utexas.edu/exhibitions/permanent/firstphotograph/




Referencial Teórico

- Art - American Photography, a Century of Images < http://www.pbs.org/ktca/americanphotography/features/art.html>

- The First Photograph - Harry Ransom Center, The University of Texas at Austin
 <http://www.hrc.utexas.edu/exhibitions/permanent/firstphotograph/>
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário